Esses roedores geralmente são onívoros, com olfato bem aguçado e gestação rápida, dando origem a vários descendentes que em pouco tempo já se mostram independentes. Ao todo, são mais de 700 espécies existentes em todo o mundo.
As espécies mais comuns são:
- A ratazana (Rattus norvegicus);
- O camundongo (Mus musculus);
- O rato-preto (Rattus rattus).
Além de se alimentarem de tudo aquilo que é comestível, tais animais também devoram caixas, fios de alta tensão, até mesmo madeira, tijolos e alumínio; e podem transmitir doenças, direta ou indiretamente. Os ratos representam um grave problema para a saúde pública, pois participam de uma cadeia epidemiológica com capacidade para a transmissão de, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 200 doenças, onde destaca-se a leptospirose (bactéria eliminada na urina do rato).
A SEGURA possui diversas técnicas e equipamentos para combater esta praga. O controle desta é extremamente necessário, somente profissionais qualificados podem realizar esse tipo de trabalho, pois envolve segurança e saúde. Não cobramos taxa de visita para avaliar o local, pois é importante avaliar a infestação e traçar a metodologia correta a ser aplicada.